.
Uma das principais diferenças culturais que percebi ao chegar aqui é a proibição de consumo de bebidas alcoólicas em lugares públicos.
Oficialmente em Sydney é permitido consumir álcool em lugares públicos, exceto nos chamados "Alcohol-Free Zones", lugares específicos onde a proibição se aplica. Ocorre que praticamente todos os lugares públicos da cidade, como praias e parques, são AFZ. Há apenas algumas pouquíssimas exceções, como o Centennial Park e o Parramatta Park.
Policiais e rangers (guarda municipal) em teoria fazem a fiscalização e podem multar os infratores, mas nunca ouvi falar de ninguém que tenha sido multado por esse motivo. Se você ficar na sua, e discretamente beber a sua cervejinha sem incomodar os outros, nada vai acontecer. Os rangers costumam fazer vista grossa, a menos que a ordem pública seja perturbada.
Acontece que na cultura australiana existe algo que considero péssimo, o chamado "binge drinking", que em bom português significa beber até cair. Os autralianos, principalmente os abaixo de 30 anos, não sabem beber. Enchem a cara de uma forma bizarra e acabam se envolvendo em brigas e confusões. Essa lei é, de certa forma, um mal necessário para manter a tranquilidade dos espaços públicos.
Essa reportagem do The Guardian classifica a Austrália como o "país mais bêbado do mundo":
Comentários
Postar um comentário