A prova do PTE



Fiz hoje de manhã a prova do PTE, depois de quase 4 meses me preparando com muitos podcasts, exercícios e aulas particulares de inglês via Skype. Os exercícios e simulados fiz no site http://www.ptepractice.com , que cobra US$60,00 por 3 meses de acesso. Outros materiais que utilizei: PTE Academic Practice Test Plus (Pearson), e PTE Academic Testbuilder (Macmillan).  Ambos livros são muito bons e tem um monte de exercícios.

Para quem não sabe, o PTE é uma prova de certificação de inglês, como o IELTS e o TOEFL. A grande diferença é que o PTE é totalmente feita no computador, incluindo a parte oral (speaking e listening) e a redação. Algumas pessoas que já fizeram o IELTS dizem que o PTE é não é mais fácil nem mais difícil. É apenas justo, porque tem mais questões, e se você erra uma delas, pode compensar acertando outra. O IELTS é uma prova menor, mais "enxuta", o que significa que você tem uma margem pequena para errar, caso precise de uma nota mínima. Além disso, no IELTS você tem que fazer a redação à mão.  Isso significa que precisa escrever primeiro a lapis, e depois passar tudo a limpo a caneta, o que pode levar muito tempo. Outras vantagens do PTE: as provas são realizadas com mais frequência (tem mais datas disponíveis para marcação) e o resultado costuma sair no dia seguinte (no IELTS demora). A desvantagem do PTE é que, por ser uma prova mais nova em comparação às outras, ainda é aceita por poucas instituições (universidades e departamentos de imigração). O Departamento de Imigração da Austrália começou a aceitar o PTE há pouco mais de um ano. Outros países, como o Canadá, ainda não aceitam.

A prova foi na Allen Informatica, no centro do Rio, e durou 3 horas. Custou US$135,00. Tinha mais 4 pessoas fazendo a prova na sala.  É necessário deixar todos os pertences num armário na portaria, inclusive carteira, relógio e celular. Você entra na sala da prova com a roupa do corpo, e só. Pelo que ouvi do papo das pessoas na portaria, alguns deles já tinham feito a prova várias vezes.

Achei a prova, em geral, mais fácil do que os simulados do PTE Practice, e com um nível de dificuldade semelhante ao dos exercícios do livro da Pearson. Mas, definitivamente, o PTE não é um bicho de sete cabeças. Tem uns macetes, como por exemplo, anotar tudo que for possível nas questões de "Summarize Spoken Text" (a parte mais difícil, na minha opinião) e não demorar muito nas questões de múltipla escolha com textos grandes do Reading. Uma coisa que me incomodou um pouco é que na parte do Speaking (a primeira da prova) a sala ficou barulhenta, com 6 pessoas falando ao mesmo tempo. Mesmo usando fone de ouvido, isso pode tirar um pouco a concentração. Quando iniciei a primeira questão de Reading, ainda tinha gente na sala terminando o Speaking. Foi um sacrifício pra eu conseguir me concentrar na leitura do texto. Acho que fui bem, no geral, tirando uma questão de "Read Aloud" que me deu um pigarro na garganta bem no meio da frase, e tive que tossir (que raiva !!). Devo ter perdido uns pontos por causa disso, mas vamos aguardar a nota. Estou confiante.

Comentários

  1. Muito feliz pelo seu sucesso neste processo que exige muita dedicação e paciência!

    Poderia postar seus métodos de estudo? Como estudou, quantas horas por dia, sequência de estudo, etc?

    Obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego! Estudei 1h por dia durante 4 meses para a primeira tentativa, mais 2 meses para a 2a tentativa, e mais 2 para a 3a tentativa. Utilizei os livros "PTE Test Builder" da Macmillan (que tem 4 provas completas) e "PTE Academic Practice Test Plus with key" da Pearson (que tem 6 provas completes), além dos 2 simulados pagos do site ptepractice.com, e o "PTE Offline Test" (gratuito) desse mesmo site. No total, somando todos os livros e sites, fiz 13 provas completas (várias vezes cada uma). Cada dia eu estudava um skill diferente fazendo os exercícios dos livros que simulam bem a prova real. Então em 4 dias eu conseguia fazer os 4 skills de uma prova completa. Tentei enriquecer meu vocabulário lendo livros e notícias na Internet. Todas as novas palavras que eu aprendo eu incluo numa planilha Excel no Google Drive com o significado e uma frase de exemplo. A planilha tem uma outra aba que gera uma lista aleatória de 30 palavras obtidas da lista completa (que hoje tem umas 5000 palavras), e todo dia eu leio essa lista de 30 palavras aleatórias e falo sozinho na rua durante meia hora (com o fone do meu celular, simulando uma ligação telefonica, para eu não me sentir um maluco falando sozinho, hauhauhauha) construindo frases malucas e aleatórias usando essas palavras. Isso ajudou muito a melhorar meu speaking. Outra coisa que ajudou muito é ter aulas particulares pelo Skype com professores do Italki. Já tive diversos professores (americanos, canadenses, australianos e brasileiros) desde que comecei as aulas há 1 ano e meio. O listening eu melhorei ouvindo podcasts todos os dia enquanto faço outras coisa (correndo, dirigindo, malhando, andando na rua, cozinhando, etc). O writing eu treinei vendo na Internet (Expatforum.com) a lista dos temas mais comuns de redação do PTE. É isso, espero que ajude, e boa sorte!!

      Excluir
  2. Ola Diego,
    estou com algumas dúvidas e não consigo achar nenhum local que me esclareça. Na parte do 'Repeat Sentence' existe algum local disponível na pagina para anotações rapidas(como por exemplo tem no ' Highlight Dictation')?
    No 'Re-tell Lecture' existe local disponível na pagina para tomar notas?
    Pelo que vi, não se pode entrar com papel e caneta, correto? Se na pagina da questão não tiver local para anotações, não tem como anotar em outro lugar, né?
    Da para entrar com garrafinha de agua?

    Agradeço a ajuda !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você entra na sala pra fazer a prova, você recebe um lápis e uma folha de papel A4. Você pode utilizá-la para fazer anotações quando quiser em qualquer parte da prova. Não pode entrar com nenhum objeto. Garrafinha d'água também não pode. Bebea água antes. Há um intervalo no meio da prova, quando que você pode ir ao banheiro e beber água no bebedouro.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá, achei esse seu post e suas respostas nos comentários excelentes, tenho algumas dúvidas, pela sua experiência no PTE acha que conseguir média geral 50 com no mínimo 36 em cada banda difícil pra alguém no nível do +/-B1 em 1-2 meses?Das diversas nacionalidades de professores que teve, qual você considera melhor pra PTE no Italki? Treinava writing com eles também?

    Agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas. Se seu inglês é B1 (intermediario) acho que dá pra conseguir 50 no PTE sim. O segredo é fazer muitos simulados pra pegar os macetes. Quanto a nacionalidade dos professores, isso não importa tanto, porque o PTE utiliza uma mistura de inglês americano, britânico e australiano. Se vc tiver aula com um professor americano, por exemplo, é bom tentar escutar podcasts britanicos e australianos. Não treinei writing com eles não. Writing só treinei nos simulados.

      Excluir
  5. Ola, amigo. Você é fera, parabéns! Gostaria de tirar uma dúvida. Eu preciso de 36 em cada banda, e 36 no total. Você acha que é algo difícil? Eu estava pensando em fazer um curso voltado apenas pro pte. Meu nível de inglês é b1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Sim, é possivel tirar essa nota com inglês B1, desde que você se prepare durante uns 2 ou 3 meses para a prova. Simulados são fundamentais.

      Excluir

Postar um comentário