Skill Assessment da ACS e submissão do EOI



Recebi hoje o email da ACS com o reconhecimento do meu diploma e da minha experiência profissional.  E reconheceram tudo direitinho!!!  Foi bem rápido, demorou apenas 12 dias. Sei que há alguns anos isso podia levar até 3 meses.

O email veio com um PDF anexado com os detalhes do meu “Skill Assessment”.  O reconhecimento da experiência que a ACS faz leva em consideração apenas os últimos 10 anos. Como trabalho na mesma empresa há quase 11 anos, só precisei enviar a carta de referência do meu atual emprego . Se eu tivesse trabalhado em mais outras empresas nos últimos 10 anos, eu teria que ter providenciado uma carta de cada empresa.

Outro ponto importante é que a ACS tirou 2 anos desse total de 10 anos de experiência. Isso já era previsto, porque minha experiência profissional neste período foi fora da Austrália. De qualquer forma, os 8 anos de experiência que foram reconhecidos são suficientes para atingir a pontuação máxima de experiência profissional fora da Austrália no programa de imigração qualificada (SkillSelect).

Hoje mesmo submeti o meu EOI (Expression of Interest) no site do DIBP (Department of Immigration and Border Protection). O EOI funciona como uma inscrição no SkillSelect, o sistema do governo australiano que faz a seleção dos melhores candidados e os convida a imigrar de acordo com o número de vagas que é aberta anualmente para cada profissão. Cadastrei meus dados pessoais, formação acadêmica, área de atuação profissional (2611 – ICT Business and Systems Analyst), empresas onde trabalhei nos últimos 10 anos,  número do recibo do skill assessment do ACS, e a pontuação no PTE (com o número do recibo). Além disso, é no EOI que você escolhe quais vistos deseja obter. É possível candidatar-se a mais de um tipo de visto, mas apenas um deles será concedido.

Eu me candidatei a dois vistos:

- 189 (Skilled Independent Visa): residência permanente por tempo indeterminado. Dá praticamente os mesmos direitos de um cidadão australiano. Permite viver em qualquer estado da Austrália e em qualquer lugar da Nova Zelândia sem restrições. Depois de 4 anos é possível solicitar a cidadania australiana se forem preenchidos alguns requisitos. Esse visto é válido por 5 anos. Depois desse tempo, você pode continuar morando e trabalhando na Austrália, mas se sair do país e quiser voltar, vai precisar tirar um outro visto (Resident Return Visa).

- 190 (Skilled Nominated Visa): idêntico ao 189, mas é necessário morar durante os 2 primeiros anos no estado que te convidou para o visto. Ao fazer o EOI, é preciso escolher um dos estados australianos e aguardar o convite. Eu escolhi New South Wales, onde fica Sydney.

Esta foi a minha pontuação no SkillSelect:

Idade:  25 pontos
Nível de inglês:  10 pontos
Experiência profissional fora da Austrália: 15 pontos
Experiência profissional na Austrália: 0 pontos
Formação acadêmica: 15 pontos

Total: 65 pontos

O visto 190 dá mais 5 pontos caso algum estado da Austrália te convide. Estes pontinhos extras são importantíssimos e ajudam a agilizar o processo, já que com 65 pontos a espera pelo convite para o visto 189 pode ser de vários meses. A desvantagem do visto 190 é que tem que pagar mais AUD 300 para candidatar-se ao convite do estado.  Além disso, não é permitido morar em outro estado australiano que não seja o que você cadastrou no EOI e que te convidou.

O SkillSelect convida para imigrar os candidatos que submeteram o EOI com maior pontuação. 

Meu cadastro no SkillSelect mostrando os vistos e as pontuações: 



Repare que está com a data de amanhã por causa do fuso horário da Austrália (+14h). 

Cada área de atuação profissional  tem um número limitado de vagas por ano contábil (que vai de julho a junho). A minha área (2611 – ICT Business and Systems Analyst) tem 1482 vagas de julho de 2016 a junho de 2017. São feitos convites duas vezes por mês nos chamados “invitation rounds”. Como o número de candidatos é maior que o número de vagas na minha área, há uma nota de corte para conseguir ser convidado. Pelo que andei vendo, a nota de corte para a minha área era 60 em 2014, e atualmente tem oscilado entre 65 e 70. Isso significa que o número de candidatos está crescendo, e o número de vagas continua o mesmo. Está ficando mais difícil. Se todas as vagas forem preenchidas antes do término do ano contábil, nenhum convite será feito nos invitation rounds restantes até que o próximo ano contábil (julho) inicie. Foi isso que aconteceu no último ano contábil (julho de 2015 a junho de 2016). Nos últimos dois invitation rounds (em junho de 2016) ninguém foi convidado a imigrar para a minha área porque o limite de vagas já havia estourado. 

Como a minha nota é 65 no visto 189, eu não serei convidado a imigrar logo de cara, como acontece com quem tem nota 70 ou superior. Terei que esperar alguns meses.  Com 70 pontos no visto 190 o processo pode ser mais rápido.

Para submeter o EOI no site do DIBP não é necessário enviar nenhum documento nem pagar nada. Isso só é feito se o candidato receber o convite para o visto.

Agora é arrumar uma boa dose de paciência para esperar pelo convite !!

Comentários