Alugando um imóvel na Austrália


Finalmente consegui me livrar dos AirBnbs e arrumei um apartamento "normal" pra alugar. Nunca tive a menor paciência para procurar apartamentos. Fico de queixo caído quando vejo pessoas dizendo que visitaram 30 apartamentos até encontrar algum que lhes tenha agradado. Já aluguei 4 apartamentos na vida e todos eles, coincidência ou não, foram os segundos imóveis que eu visitei. Aqui em Sydney não poderia ser diferente. Selecionei na internet dois apartamentos no centro da cidade. Fiz a visita dos dois no mesmo dia. O primeiro era muito ruim. O segundo era muito bom. Mandei a ficha pra imobiliária e deu certo. Aqui estou no meu novo teto. 

O que mais gostei dele é a localização. Fica em pertinho da Darling Harbour e dá pra fazer tudo a pé no entro. Estou indo trabalhar a pé (10 minutos). Muito bom. 

Vista da varanda: 




Algumas diferenças em relação ao Brasil: 

- Não existe fiador. Me vez disso, o locatário quando assina o contrato de aluguel precisa depositar o "bond" (caução), um valor equivalente a 4 semanas de aluguel, numa conta controlada pelo governo estadual. No final do contrato, caso o apartamento esteja nas mesmas condições, o bond é devolvido. 

- O valor do aluguel é calculado por semana e não por mês. Acho estranhíssimo isso, mas é assim que funciona aqui. 

- O pagamento do aluguel é feito a cada duas semanas por transferência bancária para a conta da imobiliária. Não existe "boleto de aluguel". 

- O condomínio e os impostos quem paga é o proprietério. Você só paga o aluguel e a conta de luz e gás (isso se o fogão for a gás, o que é raro aqui, já que a maioria é elétrico). 

- Assinar o contrato é muito menos burocrático. Não há a necessidade de tirar xerox de nenhum documento, muito menos reconhecer firma em cartório. Aliás, nem existe cartório aqui. 

- Os contratos de aluguel são mais curtos (6 ou 12 meses, e quem escolhe é o inquilino). 

- Se o inquilino quiser sair do imóvel antes do contrato de aluguel, não existe a opção de pagar a multa como no Brasil. Aqui tem que pagar o aluguel até o final, ou arrumar outro inquilino pra ficar no seu lugar. 

- Ninguém coloca imóvel pra alugar aqui sem pelo menos fogão e armários na cozinha. 

- A imobiliária faz uma ou duas inspeções no apartamento (em dia/hora previamente acordado) durante o contrato de aluguel para ver se o inquilino está cuidando direito do imóvel. 

- As visitas (chamadas de "inspections" aqui) duram apenas 15 minutos e são sempre marcadas nos finais de semana.

- A concorrência entre os inquilinos é bem maior aqui, principalmente se o imóvel for bom e se não for tão caro. É comum que nas visitas agendadas pelos corretores apareçam mais de 10 pessoas. 

Comentários