Pode parecer surpreendente, mas o Brasil e a Austrália tem várias coisas em comum:
1- Tamanho do território
O Brasil é quinto país com maior território do mundo, e a Austrália é o sexto, com um território cerca de 10% menor. Viajar de carro ou ônibus em ambos países pode levar dias, e por isso o avião torna-se um meio de transporte quase obrigatório. De Sydney a Darwin, a capital mais ao norte, são cerca de 4.000 Km, o equivalente a distância entre Porto Alegre e Fortaleza.
2- População indígena
Os aborígenes (povos indígenas) vivem no território australiano continuamente há cerca de 65 mil anos. Quando os colonizadores ingleses chegaram no século 18, a Austrália tinha uma população de cerca de 700 mil aborigenes, divididos em aproximadamente 250 grupos com suas próprias linguas e dialetos. A exemplo do que aconteceu com os índios no Brasil, os aborígenes australianos também foram massacrados pelos colonizadores em inúmeros conflitos e doenças trazidas pelo contato com eles, com a varíola. Os aborígenes quase foram extintos, mas a população voltou a crescer e atualmente é praticamente a mesma que existia quando os ingleses chegaram. Assim como acontece no Brasil, os povos indígenas australianos se concentram no norte do país, onde há inúmeras reservas indígenas protegidas pelo governo.
3- Imigrantes
Ambos países receberam um grande contingente de imigrantes. O Brasil do século 19 até os anos 60 foi o destino de milhões de imigrantes italianos, alemães, portugueses, japoneses e libaneses. A Austrália até os anos 70 só recebia imigrantes europeus, por causa de uma lei entitulada "White Australia", mas atualmente é o destino de imigrantes do mundo inteiro, principalmente da Ásia.
4- Clima
O clima no norte da Austrália é semelhante ao da região norte do Brasil, quente e úmido, dividido em duas estações, uma seca e outra chuvosa. No sul da Austrália o clima é semelhante ao do sul do Brasil, com geadas e neve nas montanhas durante o inverno e muito calor durante o verão.
5- Ricos em recursos naturais
A Austrália é o maior exportador mundial de minério de ferro, carvão, gás natural e bauxita. O Brasil é o segundo maior exportador de minério de ferro e o quinto maior em bauxita. Ambos países tem grandes reservas de petróleo.
6- Commodities
A Austrália e o Brasil são grandes exportadores de commodities, e tem uma economia fortemente dependente da China. Os países já tiveram uma indústria de transformação mais forte no passado, mas atualmente o setor de serviços é o que mais emprega.
7- Mais gado que gente
O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina, e tem um rebanho de mais de 210 milhões de cabeças de gado. O país tem, portanto, mais gado que gente. A Austrália também está entre os maiores exportadores mundiais de carne e também tem mais gado que gente.
8- Cruzeiro do Sul na bandeira
A Austrália e o Brasil têm estampada em suas bandeiras a constelação do Cruzeiro do Sul.
9- Verde-amarelo
O verde e o amarelo também são as cores da Austrália, apesar de não aparecerem em sua bandeira. Os uniformes das seleções australianas têm essas cores.
10- Paixão pelo mar
Os australianos, como os brasileiros, amam o mar e adoram ir a praia. Esportes como surfe, kitesurf e windsurf também são populares no país. Nas ruas de cidades como Sydney e Gold Coast é comum ver surfistas andando pelas ruas descalços carregando suas pranchas como no Rio, Recife e outras capitais brasileiras no litoral.
11- População concentrada no litoral
85% da população da Austrália está concentrada em áreas costeiras a até 50 Km do litoral. O interior ainda é bastante desabitado. Algo muito semelhante acontece no Brasil: 80% da população está concentrada em áreas costeiras a até 200Km do litoral.
12- Natureza rica
O Brasil é o país lider em biodiversidade do mundo, principalmente por causa da Amazônia. A Austrália também está entre os países líderes em biodivesidade. A natureza está presente por todos os lados. Ambos países tem muitos parques nacionais e a natureza se mistura com as áreas urbanas. Em metrópoles brasileiras como o Rio é possível ver no perímetro urbano mico-leões, capivaras, beija-flores, gaivotas, quatis, jacarés e cobras. Da mesma forma, em Sydney e outras cidades australianas as cacatuas (araras com um "topete" amarelo), gaivotas, íbis (uma ave com bico longo) e corvos estão por todos os lados, e a poucos quilômetros de perímetros urbanos é possível ver cangurus selvagens.
13- Rivalidade
Sydney e Melbourne, as duas maiores cidades da Austrália, também alimentam uma rivalidade quase folclórica, algo equivalente à existente entre Rio de Janeiro e São Paulo, principalmente no que diz respeito aos esportes. Também são cidades totalmente diferentes e que se complementam. Sydney, assim como o Rio, é uma cidade com forte cultura praiana e muita natureza. A cidade também tem um grande parque nacional localizado dentro de seu perímetro urbano. Os dias são quase sempre ensolarados e seus habitantes gostam de atividades ao ar livre, como ir a praia e fazer trilhas. É uma cidade para curtir mais de dia que de noite. Melbourne, por outro lado, é a cara de São Paulo. É cosmopolita, com muitas atrações culturais, gastronômicas, eventos o ano inteiro, e vida noturna bastante agitada. Tem um clima mais frio e imprevisível, que muda o tempo todo, e também é conhecida como "terra da garoa". É uma cidade para curtir mais de noite que de dia.
14- Capital planejada
Canberra é a cara de Brasília. Também é uma capital planejada, construída no interior onde antes não existia nada, e também foi pensada para ser percorrida de carro por causa das grandes distâncias. Tem avenidas largas e um grande lago. Pedestres em Canberra precisam se transformar em "andarilhos maratonistas" se não tiverem carro, exatamente como em Brasília. Fica localizada num distrito federal chamado ACT (Australian Capital Territory).
15- Animais perigosos
Ambos países tem bichos que podem te matar, como tubarões, crocodilos/jacarés, cobras e aranhas venenosas.
16- Churrasco
Os australianos também tem paixão por churrasco. A carne vermelha tem preço equivalente à do Brasil (não é cara como na Europa) e também tem boa qualidade. E para a alegria dos brasileiros, também existe picanha na Austrália. Um programa típico entre os australianos é fazer churrascos com os amigos em casa ou em espaços públicos, como parques.
A Austrália também tem um vasto litoral (3 vezes mais extenso que o do Brasil) com inúmeras praias desertas e ilhas paradisíacas.
17- Praias desertas e ilhas paradisíacas
A Austrália também tem um vasto litoral (3 vezes mais extenso que o do Brasil) com inúmeras praias desertas e ilhas paradisíacas.
18 - Poucos desastres naturais
Em comparação com o restante do mundo, a Austrália tem poucos desastres naturais. Assim como o Brasil, o que mais afeta o país é o excesso de chuvas durante o verão no norte do país, o que às vezes causa inundações, e também a seca, que castiga o Outback (interior) a exemplo do que acontece no sertão do nordeste brasileiro. Não há tornados, vulcões, nem terremotos na Austrália.
Comentários
Postar um comentário