Montanha-russa




Hoje faz 3 meses que cheguei aqui. Foram meses intensos, de muito aprendizado. Já mandei meu currículo pra umas 100 vagas, toda semana alguém me liga, já fiz algumas entrevistas, mas por enquanto ainda não recebi nenhuma oferta de emprego.

Passada a euforia inicial, tem momentos que bate muita saudade da família, dos amigos e dos 25 graus do inverno no Rio. Aqui está muito frio, principalmente de manhã cedo. Ontem fez 7 graus. De tarde até que fica tranquilo (uns 15-18 graus).

É como uma montanha-russa de emoções. Tem dias que acordo animado, feliz por estar aqui, ou por ter sido chamado pra alguma entrevista, mas tem dias que bate muito desânimo e vontade de pegar o primeiro avião de volta pro Brasil, principalmente quando sou rejeitado pra alguma vaga que eu queria muito. Pelo menos eu sei que isso é absolutamente normal, acontece com todo mundo que chega aqui, e que a média pra conseguir o primeiro emprego é de 3 a 6 meses. O lado bom é que estou aprendendo a ser mais resiliente.

Junho foi um mês bem fraco pra mim aqui. Só consegui uma entrevista presencial e uma por telefone. Em maio cheguei a fazer 3 entrevistas na mesma semana. Depois fiquei sabendo que junho e julho sempre são meses fracos pra arrumar emprego aqui, porque é final de ano fiscal (que vai de junho a junho do ano seguinte), e as empresas tradicionalmente começam a contratar mais a partir de agosto/setembro.

O fato de não ter experiência em empresas daqui me deixa em desvantagem. A maioria das empresas descartam de cara currículos sem experiência local. Não é preconceito, mas é que as empresas não tem como pegar referências de alguém que nunca trabalhou aqui.

Minha hora vai chegar, tenho certeza!

Comentários