Fases da vida de imigrante

Li outro dia um texto na internet sobre as fases da vida de um imigrante. Acho que faz muito sentido.

1- ENCANTAMENTO (primeiros 3 ou 4 meses): tudo é festa, tudo é novidade, você está apaixonado e só enxerga as qualidades. 

2-CHOQUE CULTURAL: como num relacionamento amoroso, chega um momento em que você começa a perceber os defeitos e eles aos poucos vão te irritando. A dificuldade pra entender o inglês de algumas pessoas, o frio no inverno, o excesso de regras pra tudo, o comércio fechando cedo, o preço absurdo de algumas coisas como taxi e dentista, e outras diferenças culturais. Você fica meio que se achando um peixe fora d'água. 

3-AJUSTE: a adaptação vai acontecendo de forma gradual e você começa a se acostumar com as coisas que no início te irritavam. Muitos imigrantes nem chegam a fase de ajuste. Simplesmente não conseguem se adaptar e decidem voltar aos seus países de origem.

4-DOMÍNIO: você se torna bicultural, totalmente adaptado a cultura local, mas sua cultura de origem continua viva dentro de si. Um típico sintoma de quem se torna um bicultural é falar português misturando com algumas palavras e expressões em inglês. Exemplos: "Pra fazer o seu tax return você precisa saber qual é o seu income bracket"  "Logo hoje que eu tô busy caiu uma crane lá na City". Acho isso HORRÍVEL!. Quem tem essa mania está aos poucos destruindo seu português. Eu jurei pra mim mesmo que não vou fazer isso. 

Comentários