Uma comparação interessante que encontrei na internet sobre a carga tributária em vários países do mundo e o retorno dos impostos para a população em forma de serviços.
O Brasil tem uma carga tributária equivalente a de países desenvolvidos, como Islândia e Alemanha, mas o retorno dos impostos....nem comento.
Não me surpreendo nem um pouco em ver a Austrália com 8% menos de carga tributária que o Brasil, e mesmo assim aparece em PRIMEIRO LUGAR no ranking do retorno dos impostos! Fantástico!!
O imposto de renda na Austrália é mais alto que no Brasil, mas acho um sistema bem mais justo. Quem ganha o salário mínimo ($19.52 por hora, ou aproximadamente 40 mil dólares por ano) paga aproximadamente 13% de imposto. Quem ganha 100 mil dólares por ano paga cerca de 25% de imposto, e os super-ricos pagam MUITO mais. Alguém que ganhe 500 mil dólares por ano paga cerca de 40% de imposto. A alíquota máxima é de 47%.
Vale lembrar que o imposto sobre o consumo aqui (GST) é bem mais baixo que a selva fiscal brasileira (ICMS, PIS, Cofins, CIDE, etc), o que explica a carga tributária mais baixa que a do Brasil.
Comentários
Postar um comentário