Entrevistas de emprego na Austrália

.


Essa semana bati meu recorde. Fiz 3 entrevistas em empresas diferentes. Eu particularmente acho que os 5 primeiros minutos da entrevista são sempre os piores, porque é quando o nervosismo é maior, e quando eu fico nervoso meu inglês piora consideravelmente. Nas duas primeiras entrevistas que fiz essa semana eu comecei mal,  bem nervoso, mas fui melhorando e terminei bem. A de hoje foi ótima do início ao fim. 

O mercado de TI aqui é muuuuito aquecido. Mesmo sem ter experiência em empresas australianas (o que pesa contra mim), estou recebendo ligações de recrutadores e mensagens pelo Linkedin praticamente todos os dias. No Rio eu recebia umas 2 ou 3 mensagens de recrutadores POR ANO! A diferença do mercado de trabalho é absurda. 

Estou achando as entrevistas de emprego aqui na Austrália bem diferente das que eu já fiz no Brasil. Pra começo de conversa, homens precisam ir de terno e gravata, mesmo que na empresa ninguém vá trabalhar assim, nem mesmo o presidente. Acho um formalismo desnecessário. Você até pode ir para uma entrevista com roupa social normal, mas será mal visto. 

Outra coisa que me chamou a atenção é que você nunca é contratado depois de ter passado por apenas uma entrevista. Há sempre 2 ou 3 entrevistas com gerentes diferentes, e geralmente a última, quando você é considerado um "finalista", é com alguém importante, como um diretor ou mesmo o presidente da empresa. Há processos seletivos que, além disso tudo, ainda têm testes de conhecimentos específicos da vaga. Eu fiz um teste de SQL pela internet para uma consultoria há alguns dias, e gabaritei! 😃  Mas depois rolou uma entrevista do RH por telefone e não passei para a fase seguinte. 

Além das perguntas clichês de RH, como  "quais são as suas maiores qualidades e defeitos?" ou "como você se vê daqui a 5 anos?" ,  sempre rolam perguntas técnicas para ver se você realmente conhece o que está no seu CV.  Fiz uma entrevista há 2 semanas que era basicamente para desenhar no quadro a arquitetura ideal de BI. . E a todo momento os entrevistadores questionavam detalhes daquela arquitetura. Além disso, me davam problemas típicos de BI para eu resolver. Durou 1:30h, foi cansativa, mas achei uma entrevista inteligente. Se eu realmente não conhecesse a fundo a arquitetura de BI de uma grande empresa, eu não saberia responder as perguntas.

Comentários