Primeiro dia



Meu primeiro dia na Australia começou de madrugada, às duas da manhã, quando acordei sem sono nenhum. Ainda vou precisar de mais uns 5 dias pra me acostumar com o fuso horário. 

Meu primeiro café da manhã australiano com direito a Vegemite (uma pasta de cevada e levedura que os australianos adoram)






Primeira vez que provei isso. Achei HORRIVEL! 😄😄😄






Preparando o meu primeiro almoço em terras australianas:





Foi um dia para resolver burocras. Saí pra comprar um chip de celular e fui na Centrelink (órgão do governo equivalente ao INSS, de seguridade social) para solicitar o meu Medicare, como é conhecido o cartão que dá direito a utilizar o sistema público de saúde (médicos, clinicas e hospitais).

Essa é a minha rua no bairro de Earlwood. As casas não tem muros nem grades nas janelas.  Tem bastante verde. Aqui do lado tem um parque com uns 10km de ciclovia ótimo pra correr.




Essa é a única aqui nas proximidades que tem prédios e é onde fica concentrado o comércio (supermercados, lanchonetes, restaurantes etc). A estação de trem fica nessa rua também. Estou morando um pouco longe da estação de trem (18 min a pé).


Aguardando minha vez pra ser atendido no Centrelink em Campsie, um bairro vizinho. Me chamou a atenção que várias pessoas que estavam na fila não falavam inglês e precisavam de intérprete pra serem atendidos. Muitos chineses, árabes e africanos. Muitos desses imigrantes são refugiados de países com conflitos e guerras como Afeganistão, Somália, Iraque e Síria. Eles chegam na Austrália sem saber falar nada de inglês, mas o governo dá aulas gratuitas pra eles.




Não resisti a dar uma turistada básica na cidade. Já havia vindo 2 vezes aqui, mas queria muito ver de novo a Ópera House.  Pegando o trem pra ir pro centro:





Essa é a Circular Quay, onde saem as barcas que atravessam a Baía de Sydney:



Calçadão da Circular Quay:




Dois cartões-postais da cidade: a Harbour Bridge e a Ópera House:




Choque de realidade ao passar numa loja de conveniência da Darling Harbour: uma garrafa d'água pequena custa o equivalente a R$11! 😖😖😖

Quando deu umas 6 da tarde eu já tava morrendo de sono por causa do jet lag. Começou a garoar e a bater um vento gelado. Voltei pra casa e tava um zumbi, mas não sei onde arrumei forças pra ficar acordado até umas 9 da noite. Pra acostumar-se com o fuso, tem que forçar a barra.

Comentários