Ativando minha conta bancária


Fui hoje de manhã na minha agência do Commonwealth Bank ali em frente ao Townhall ativar minha conta corrente.

Na porta havia uma recepcionista que perguntou o que eu precisava, e me indicou uma cadeira para eu sentar e aguardar ser chamado pelo nome. Achei legal que o banco tinha música ambiente, deixando o local com um clima leve e descontraído.

Depois de 5 minutos, uma das atendentes já estava me chamando:

- Mr Pinto, please join me.

A atendente, que tinha um forte sotaque indiano, me pediu o passaporte, a Grant Letter e o e-mail que recebi com os dados da conta.  Ela me pediu também alguns dados adicionais, como meu endereço em Sydney, minha profissão, e também perguntou se eu já tinha emprego.

Ela me entregou o cartão magnético, cadastrou a senha, me ensinou como usa o aplicativo do banco no celular, e disse também que eu tenho direito a usar uma "Saving Account" (poupança) vinculada a conta corrente sem custo nenhum. Nos 3 primeiros meses rende 2% ao ano, e depois 1% ao ano (!!!). Isso, na melhor das hipóteses, apenas corrige o valor investido com a inflação local.

O melhor de tudo: não há cobrança de tarifa nenhuma para uso da conta durante 1 ano. Depois disso, se eu começar a receber depósitos na conta de $2000 ou mais, continuarei isento de tarifa. Surreal!

Ainda não posso ter cartão de crédito, mas depois que começar a ter salário em AUDs, já vou poder solicitar um.

Saí de lá e já saquei meus primeiros dólares no caixa eletrônico. Eu já havia transferido dinheiro para a conta antes da viagem pelo Transferwise.

Achei legal que os pagamentos no débito de valores até $100 podem ser feitos sem uso de senha, bastando encontar o cartão na maquinha.

Achei todo o processo de abertura de conta extremamente simples e rápido. Burocracia zero. Só tive que assinar meu nome uma única vez usando uma caneta eletrônica. Não tive que assinar nenhum papel, não tive que levar comprovante de renda, comprovante de endereço, nem cópia autenticada de nada. Quando tive que abrir conta no Banco do Brasil há alguns anos fiquei chocado com a quantidade de papel que me deram para ler e assinar, sem falar na burocracia, na demora para ser atendido, e na demora para abrirem a conta.

Comentários