Transferindo dinheiro para a Austrália




Fiz hoje minha primeira transferência internacional. Transferi R$9999,00 ($4072,18 na taxa de hoje) para minha conta na Austrália utilizando o Transferwise, um aplicativo que já é conhecido como o "Uber das operações de câmbio internacionais". Se eu fosse fazer uma operação de câmbio internacional pelo meu banco (Itaú), pagaria uma fortuna de taxa, sem falar que o câmbio BRL->AUD seria péssimo.

O Transferwise utiliza sempre a taxa de câmbio oficial e cobra apenas uma taxa de 2,5% para transferir de BRL para AUD. Excelente!! Há um limite de transferência de R$9999,00 por mês (por isso transferi este valor estranho).  Foi bem simples: criei minha conta no aplicativo, cadastrei minha conta na Austrália que vai receber o dinheiro, digitei o valor em reais, e foi gerado um boleto bancário para eu pagar em qualquer banco no Brasil. Em 2 dias os dólares já estarão na minha conta na Austrália.

A idéia por trás do Transferwise é genial: não é feita nenhuma operação cambial internacional. O dinheiro não chega a atravessar nenhuma fronteira internacional. O aplicativo, em vez disso, se resume a transferir dinheiro entre contas que estão no mesmo país utilizando a mesma moeda, e assim é possível oferecer o serviço por um valor bem mais em conta que os bancos. Por exemplo, quando eu transferi R$9999 para a Austrália, o Transferwise na verdade transferiu estes reais para outras contas no Brasil cujos donos solicitaram a operação inversa (transferência de AUD para BRL), e os AUD 4072,18 que foram creditados na minha conta na Austrália vieram das contas australianas destas pessoas que solicitaram transferir dinheiro para o Brasil.

Comentários