Abrindo conta num banco australiano




Chegou a hora de abrir minha primeira conta corrente num banco australiano. Para não precisar levar uma grande quantia em espécie no dia em que eu mudar, faz muito mais sentido abrir conta num banco lá antes da mudança e transferir dinheiro daqui pra lá aos poucos. O ideal é no dia da mudança ter um saldo suficiente em AUD para que eu consiga me manter lá durante uns 3 meses sem trabalhar. Isso significa mais ou menos uns AUD 10K.

Assim como acontece no Brasil, a Austrália tem 4 grandes bancos que concentram a maioria absoluta dos ativos bancários do país: Commonwealth Bank (o maior), National Bank of Australia, Westpac Bank e ANZ Bank. Escolhi o Commonwealth por indicação de outras pessoas, mas dizem que os 4 oferecem serviços bem parecidos.

Fiquei muito impressionado com a simplicidade que é abrir conta no site do Commonweath. Fiz tudo online e não demorei nem 5 minutos. Burocracia zero. Cadastrei algus dados pessoais básicos e tirei uma foto do meu passaporte com minha webcam.  Nada de comprovantes de residência, contra-cheques,  e outras burocras que são regra ao abrir conta em bancos no Brasil.

E o melhor: durante um ano serei isento de tarifa mensal!  Depois disso,  se forem depositados mensalmente no minimo $2000, a isenção de tarifa continua valendo.  Caso contrário,  paga-se $4 de tarifa mensalmente,  o que é um valor quase simbólico se comparado ao que pagamos no Brasil de tarifa. Eu pago R$63,80 de tarifa no Itaú Personnalite!!  Um roubo!



Minha conta já foi aberta na agência que escolhi (Town Hall, no centrão de Sydney). A conta fica num estado "pré-ativo" e a única coisa que consigo fazer por enquanto é transferir dinheiro para lá.

Para conseguir habilitar as demais funcionalidades da conta (como pagamentos e poupança), eu preciso primeiro retirar o cartão de débito e cadastrar a senha quando chegar em Sydney. Vou precisar ir pessoalmente na minha agência, levando o e-mail que recebi com os dados da conta, meu passaporte e meu visto impresso.

Comentários