Grant Letter !!!!!!!



É teeeeetraaaa!!!!!! É teeeeeetraaaaaa!!!

Chegooooooooooooooooooooooooooou minha Grant Letter !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :-)

Sensação única !!!!!!!!!! Muito feliz !!!!!!!

Como demorou esse negócio!  Foram 5 meses de espera depois que submeti o exame médico e PCC em outubro!! A ansiedade dos primeiros meses foi aos poucos dando lugar a frustração e a preocupação. A GL para os vistos 189 e 190 demora em média 3 meses para ser enviada depois que toda a documentação é enviada para o CO. Depois do 4o mês acendeu o alerta vermelho. Algo devia estar errado. Eu já estava me preparando para o pior, como ter o visto negado por algum motivo obscuro.

O dia hoje começou exatamente da mesma forma que nos últimos meses: acordava cedo, ligava o celular e ia correndo abrir minha caixa de e-mail para ver se tinha alguma novidade do DIBP. Quando vi aquele email com o título "IMMI Grant Notification", dei um pulo da cama e saí gritando pela casa toda feito um louco! Comemorei muuuuito, mais até que no tetra de 94, hehehe! Devo ter acordado os vizinhos todos com a gritaria! :-)

Antigamente era necessário enviar o passaporte para a embaixada da Austrália em Brasília para receber a etiqueta do visto, mas já tem um tempo que isso acabou. Todos os vistos da Austrália, inclusive o de turista, agora são eletrônicos. Nada é colado no passaporte. Tem inclusive um aplicativo para celular, o myVEVO, onde você consulta o seu visto e verifica todos os detalhes dele, como data da emissão e expiração, first entry, status do visto, o que ele permite fazer, etc.

Esse visto que recebi (190) permite morar, trabalhar e estudar na Austrália, além de dar acesso a todos os serviços públicos que um cidadão australiano tem direito, como o Medicare (o SUS australiano) e o Centrelink (o INSS de lá). Só não dá direito a votar nas eleições. Esse visto dá direito a viver a vida inteira na Austrália, mas depois da expiração dele (daqui a 5 anos, em 2021) se eu quiser viajar para fora e voltar, precisarei renovar o visto por mais 5 anos. A outra opção é solicitar a cidadania australiana após 4 anos morando lá, o que dá direito ao passaporte australiano. Como o visto 190 é estadual, precisarei morar durante os 2 primeiros anos em New South Wales (onde fica Sydney), e depois estarei liberado para morar e trabalhar em qualquer outro estado. O visto 189 não tem essa restrição.

A ansiedade agora apenas mudará de foco. Preciso começar a planejar minha mudança. Tenho que ver o melhor momento de pedir demissão do trabalho, e sei que vai ser bem difícil pra mim fazer isso depois de 12 anos de casa e em meio ao desemprego recorde no país! Mas tenho que desapegar disso e sair dessa mega zona de conforto em que me encontro.  Em paralelo, terei que começar a vender tudo que tenho e fazer todos os meus pertences caberem em 4 malas de 23 Kg.

Aguardem cenas do próximos capítulos em breve! Agora a coisa começa a ficar mais emocionante e a adrenalina começa a subir, hehehe!

Comentários