Antecedentes criminais



Hoje fiz upload da única documentação que faltava no meu ImmiAccount : as certidões de "nada consta" de antecedentes criminais.

Para brasileiros são exigidas três certidões:

- Antecedentes criminais na Polícia Federal:  esta certidão pode ser obtida online gratuitamente pelo site http://www.pf.gov.br/servicos-pf/antecedentes-criminais . No meu caso, deu erro ao solicitar a certidão. Tive que preencher o formulário de solicitação (https://www7.dpf.gov.br/web/formulario/Form_crim_impresso.htm) e levá-lo na sede da Policia Federal (na Praça Mauá, RJ). A certidão demorou 15 dias para ficar pronta (tive que ir lá de novo buscá-la).

- Antecedentes criminais na Justiça Estadual: tem que solicitar a certidão emitida por todos os estados onde você morou nos últimos 10 anos. No meu caso, como só morei no Rio, solicitei gratuitamente a certidão no site da Justiça Federal do Rio no site  https://www.jfrj.jus.br/consultas-e-servicos/certidao-eletronica . Demorou uma semana pra ficar pronta após a solicitação. Baixei o PDF neste mesmo link.

- Antecedentes criminais da Secretaria de Segurança Pública (estadual). No caso do RJ, o link é:  http://atestadodic.detran.rj.gov.br . A emissão foi feita online e gratuitamente.

Tirei cópia autenticada da certidão da Polícia Federal (porque tem a assinatura de um delegado e não é eletrônica como as outras duas) e mandei tudo para a tradução juramentada. O Sedex com as traduções chegou ontem. Tirei cópía autenticada delas hoje no cartório, digitalizei e acabei de fazer o upload dos PDFs para o meu ImmiAccount. Feito isso, cliquei no botão "Information provided" na tela principal do ImmiAccount (Online Lodgement). Isto serve para avisar ao CO que já submeti tudo que precisava, e que ele já pode começar a analisar os meus documentos. Ao clicar neste botão, reparei que o status do meu visto no ImmiAccount mudou de "Information requested" para "Assessment in progress".

Agora é só aguardar pelo tão sonhado email do DIBP com a GL (Grant Letter), que é a aprovação do visto !!! Pelo que tenho acompanhado no Expatforum e no MyImmitracker, a GL tem demorado de 1 a 2 meses para sair depois do exame médico e submissão de todos os documentos. Se tudo der certo, até meados de novembro ou dezembro já estarei com a GL nas mãos !!!!! :-)

Comentários