Convite de NSW




Yeaaaah!!!! Apenas 3 semanas depois de submeter o EOI no site do DIBP, recebi hoje um email do NSW Department of Industry com o título "Invitation to apply for NSW nomination for a subclass 190 visa" !!!

Isso significa que o estado de NSW viu meu perfil no banco de dados do SkillSelect, e de acordo com os critérios de desempate da pontuação (na ordem: ocupação, pontuação no DIBP, pontuação no teste de inglês, e anos de experiência profissional) , fui convidado para submeter meu pedido de "nomeação" do estado de NSW para o visto 190.  A "nomeação" funciona como um convite especial de um determinado estado para o candidato, por ele ter um perfil atraente para o mercado de trabalho local. Isso também é chamado de "State sponsorship". Se o pedido de "nomeação" for aprovado, o candidato recebe 5 pontos adicionais na pontuação do DIBP. Se eu conseguir a aprovação, minha pontuação vai de 65 para 70 pontos, o que vai agilizar bastante o meu processo.

O próximo passo vai ser submeter os PDFs de toda a documentação solicitada no site do NSW Department of Industry: passaporte, CV, diploma, histórico escolar, carta de referência do emprego atual, certificado de aprovação do skill assessment do ACS e certificado  do PTE. Terei que enviar também a tradução juramentada de tudo que está em português.

Além disso, para submeter o pedido de "nomeação" de NSW, é necessário pagar uma taxa de AUD 300 (R$821,29 já com o IOF do cartão de crédito).

Este link explica certinho como funciona todo o processo do visto 190 de NSW.

Comentários