Ponte aérea



Voltei hoje de tarde de SP. Peguei ontem uma pousadinha (Hotel Ponte Aérea) ao lado do aeroporto de Congonhas por R$120 a diária. Bem simples, só pra dormir mesmo. Estava um frio congelante (11 graus) ontem a noite e hoje de manhã cedo. Madruguei hoje às 6h pra fazer essa maldita prova mais uma vez. Peguei um Uber para o local da prova, a sede da Pearson no Brasil (a empresa responsável por elaborar o PTE) na Vila Olímpia, bairro que fica a mais ou menos 20 min do aeroporto. O Uber deu só R$15. Eu tava com medo de pegar trânsito no caminho, mas foi bem tranquilo.

Foi tudo bem parecido com as outras duas provas que fiz no Rio. Eramos 6 pessoas ao todo, e tinha a mesma regra de guardar todos os pertences no armário antes de entrar na sala dos computadores.

Uma coisa ruim do PTE é que o Speaking é no início da prova, quando o nervosismo das pessoas é maior, e isso acaba atrapalhando a articulação das palavras. No "speak aloud" tentei falar bem devagar para não me embananar por causa da adrenalina, e acho que fui bem. Já o "describe image", a sessão que eu mais tinha treinado, foi um desastre ! :-(   Fiquei meio nervoso, me embananei todo em algumas questões, e a fluência foi ruim. Rolou a mesma barulhada de sempre na sala, porque todo mundo fica falando ao mesmo tempo. Na última vez, minha nota no speaking foi péssima justamente por causa do barulho, mas dessa vez consegui me concentrar mais usando um macete: pressionei o headphone nos ouvidos, tampando com as mãos. Assim eu consegui abafar um pouco o barulho das outras pessoas falando. No "repeat sentence" fui bem melhor que da vez passada. Só uma das frases eu não entendi direito e falei qualquer coisa.  Reparei que algumas questões dos outros skills (writing, reading e listening) eram repetidas, ou seja, já tinham caído nas outras provas que eu tinha feito antes. O writing foi moleza demais pra mim, porque duas questões, inclusive o tema da redação ("Is written exams the best way to assess students learning?") já tinham caído antes !!

No geral, acho que fui razoavelmente bem. Só estou com medo da nota do speaking por causa dos moles que eu dei. Não sei se consigo nota acima de 65. A nota deve chegar amanhã cedo por email. Preciso passar dessa vez ! Confesso que já não aguento mais olhar pra cara dos livros do PTE. Tô nessa vibe desde o início de dezembro. Já são quase 9 meses !! Que a Nossa Senhora do PTE me dê um pouco de sorte. Meu bolso agradece. Saiu cara a brincadeira dessa vez. Somando a grana da prova, passagem aérea Rio-SP-Rio, hotel e uber, deu R$916 !! :-(

Espero que o próximo post seja em ritmo de comemoração ! :-) Até amanhã !

Comentários